quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Como surgiu o Egipto?




O poderoso Reino do Egipto surgiu da confusão e discórdia.Os senhores que há cinco mil anos trouxeram ordem aos caos podiam ter os deuses ao seu lado, mas tinham muitos obstáculos a ultrapassar. A terra que se estendia ao longo do Nilo constituía, na realidade, dois países: o Alto Egipto a sul, um longo vale fluvial delimitado por penhascos alcantilados e desertos, e o Baixo Egipto a norte, incluindo o vasto e pantanoso delta do Nilo.
O Nilo extravasava as suas margens e alimentava a terra ressequida.
O Nilo e a estação do cultivo começava, o povo agradecia ao Deus-Sol-Ré e o seu equivalente terreno, o FARAÓ, o qual reclamava poderes divinos e assegurava a fertilidade do país.
O Antigo Egipto é a civilização que se desenvolveu no vale inferior e no delta do rio NILO, entre 3100.a.c. e 30a.c.
Entre 3200.a.c. a 2800.a.c. ocorreu a unificação dos reinos do ALTO EGIPTO e do BAIXO EGIPTO por um soberano de nome MENÉS.
O IMPÉRIO ANTIGO começou a cair no reinado de PEPÍ II, tendo o EGIPTO entrado no primeiro período intermédio. O Alto Egipto foi o nome dado ao conjunto de nomes do vale do Rio Nilo. O Egipto estava dividido em duas partes: o Alto Egipto, situado a sul, mais perto do deserto do SAARA, e o BAIXO EGIPTO, a norte, mais perto do mar MEDITERRÂNEO. O ALTO EGIPTO era, portanto, a parte mais pobre, e por esta razão, foi daqui que partiu a conquista do BAIXO EGIPTO, encabeçado por NARMER aproximadamente no ano 3200a.c. que levou a uma consequente unificação de todo o território.

1 comentário:

Anónimo disse...

Deu muito trabalho, mas valeu a pena. Certo? Estão todos de parabéns!!!!

Um Beijinho!

Paula Paulo